3ª Etapa - Programa / Licenciatura em Música

Vídeo 3

O candidato deverá produzir um vídeo simulando uma atividade de musicalização para uma turma de 8 crianças de 8 a 10 anos, na qual inclua necessariamente voz acompanhada de outros recursos, tais como: movimento corporal, instrumentos musicais e objetos diversos sonoros ou não.

- O vídeo deverá ter a duração de 5 a 10 minutos.

- No vídeo, o candidato deverá fazer a exposição oral da atividade, explicitando:

a) Definição do tema da atividade;

b) Apresentação do objetivo (o que se espera do aluno com a atividade);

c) Apresentação da justificativa (a importância da atividade);

d) Conteúdos a serem trabalhados (conhecimentos musicais envolvidos na atividade);

e) Procedimentos de ensino (desenvolvimento da atividade do início ao fim);

f) Recursos necessários (Materiais utilizados: instrumentos musicais, objetos sonoros ou não, repertório

dentre outros.)

Instruções para gravação e envio dos vídeos:

  • Serão apresentados em arquivos digitais nos formatos avi, mp4 ou mkv, resultados de gravações realizadas por celulares, filmadoras ou outros equipamentos de registro audiovisual.
  • O candidato deverá registrar conteúdos de acordo com sua modalidade.
  • Durante a execução musical, o vídeo deverá enquadrar o corpo inteiro do candidato, deixando claramente visíveis o rosto e sua habilidade ao tocar o instrumento escolhido, isto é, mostrando a sua execução durante a gravação da peça musical;
  • Antes de iniciar sua performance musical em cada um dos vídeos, o candidato deverá dizer no vídeo seu nome, curso a que está concorrendo e nome da peça que irá executar;
  • As gravações deverão ser realizadas por apenas uma câmera fixa e não deverá haver qualquer tipo de edição ou manipulação do conteúdo do material audiovisual. Aconselha-se aos candidatos reverem as suas gravações antes de fazer o upload para garantir que sejam de boa qualidade.
  • Todos os vídeos solicitados deverão ser entregues através de link da plataforma do YouTube como opção de vídeo não listado.