1ª ETAPA - REDAÇÃO
Prova de redação
O texto da redação deve atender a um dos três temas propostos na prova. Cada um deles será acompanhado de textos motivadores que têm a finalidade de situar o candidato acerca das propostas de redação. O tipo de texto a ser utilizado na escrita deverá ser dissertativo-argumentativo, respeitando a estrutura esperada para esse gênero de redação, com a proposição de uma tese e/ou posicionamento (a partir dos temas sugeridos); a defesa da ideia central a partir da apresentação de argumentos sólidos e referências - teóricas e/ou empíricas - ; e a proposição, na conclusão, de uma intervenção e/ou ação a partir da discussão apresentada. A variante linguística para a redação deverá ser a norma culta da Língua Portuguesa. O texto deverá ter no mínimo 20 e no máximo 30 linhas.
Critérios de Avaliação:
1) Atendimento a aspectos gramaticais (ortografia; acentuação; pontuação; concordâncias; paralelismo e emprego de crase);
2) Atendimento a aspectos textuais-discursivos (estrutura da redação, desenvolvimento e argumentação do tema proposto; coesão e coerência textual);
3) Atendimento ao gênero redação e ao tipo textual dissertativo-argumentativo;
4) É vedado o uso de citações diretas dos textos motivadores;
5) Em caso de redação que tangenciar o tema proposto, o candidato receberá nota zero;
6) Em caso de plágio na redação, o aluno será desclassificado do processo seletivo.
7) O texto que desrespeitar os limites (mínimo ou máximo) de linhas e o espaço destinado à escrita receberá nota zero.
8) O texto ilegível receberá nota zero.
Bibliografia sugerida:
ARISTIDES, Marcos André M.; SANTOS, Regina Marcia Simão. Contribuição para a questão das tecnologias digitais nos processos de ensino-aprendizagem de música. Revista da Abem, v. 26, n. 40, p. 91-113, jan./jun. 2018.
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Atualizada pelo novo acordo ortográfico. São Paulo: Nova Fronteira, 2009.
BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro. A formação profissional do educador musical: algumas apostas. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 8, 17-24, mar. 2003.
BRASIL. A Declaração Universal dos Direitos Humanos e os objetivos de Desenvolvimento sustentável: Avanços e desafios. Acesso em 12 de abr. 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura).
KOCH, Ingedore G. Villaça. A Coerência Textual. São Paulo: Contexto, 2008.
KOCH, Ingedore G. Villaça. A Coesão Textual. São Paulo: Contexto, 2002.
KOCH, Ingedore G. Villaça. O Texto e a Construção de Sentido. São Paulo: Contexto, 2007.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A Cruel Pedagogia do Vírus. Edições Almedina S.A.: Coimbra-Portugal, 2020.
TUFANO, Douglas. Guia Prático da Nova Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2008.