2ª Etapa | Licenciatura em Música

1) LEITURA

A prova de leitura musical consistirá em leitura rítmico-melódica à primeira vista, a ser executada no instrumento de escolha do(a) candidato(a), que pode incluir solfejo.

No caso de canto, a leitura deverá ser solfejada, com correta emissão de alturas e durações.

A pontuação da prova de leitura musical será de até 20 (vinte) pontos

2) PROVA DE HABILIDADE INSTRUMENTAL / CANTO

Valor: 40 (quarenta)

Para obtenção dos pontos, será atribuída nota de 0 (zero) a 40 (quarenta)

Acesse abaixo o programa relativo ao seu instrumento.

  • Peça de escolha do(a) candidato(a) dentre as listadas abaixo: Candidato(a) deve elaborar um arranjo próprio ou executar o arranjo escrito cuidando para que a peça apresente coerência e adequação quanto à forma, suingue, dinâmica, sonoridade, improvisação quando for o caso.

    • LOBO, Edu Lobo. PINHEIRO, Paulo César. - Vento Bravo
    • RIBEIRO, Zezo. - Baião Médio
    • GONÇALVES, Álvaro. - Estrela do Norte
    • ROCHA, Matias da. - Vassourinhas

    Peça de confronto: A execução deve ser aproximada da versão escrita, ou da gravação indicada em termos de harmonização, andamento, suíngue, forma e sonoridade. Candidato(a) deve procurar manter o caráter geral da peça, não necessariamente idêntico. Candidato(a) deverá escolher uma peça entre as listadas abaixo:

    • JOBIM, Tom. - Wave
    • JOBIM, Tom. - Corcovado
    • CASTILHOS, João. - Dunas
    • RIBEIRO, Edu. - El Rey dos Casamentos
  • Um Estudo (vocalise), dentre os listados abaixo:

    • CONCONE – Vocalise opus 9 – Do nº 5 ao 10 à escolha do candidato.

    Uma peça, dentre as listadas abaixo, sendo uma italiana e uma brasileira, escolhidas pelo candidato, apresentadas com acompanhamento de piano, em que o pianista acompanhador é de exclusiva responsabilidade do candidato. As peças também podem ser apresentadas com o uso de playback.

    Peças italianas (selecionar uma obra das listadas abaixo)

    • BONONCINI - Per la gloria d´adorarvi
    • CACCINI - Amarilli, mia bella
    • CALDARA - Sebben, crudele
    • CARISSIMI - Vittoria, mio core!
    • DE LUCA - Non posso disperar
    • DURANTE - Vergin, tutto amor
    • PERGOLESI - Se tu m’ami, se tu sospire
    • FALCONIERI - Occhetti Amati
    • SCARLATTI, Alessandro. - Gia il sole dal Gange
    • SCARLATTI, Domenico. - Se florindo è fedele

    Peças brasileiras (selecionar uma obra das listadas abaixo)

    • GALLET, Luciano. LUCIANO GALLET - A casinha pequenina
    • GALLET, Luciano - Morena, morena
    • HENRIQUE, Waldemar. - Uirapurú
    • HENRIQUE, Waldemar. - Tamba-tajá
    • HENRIQUE, Waldemar. - Boi-bumbá
    • MIRANDA, Ronaldo. - Cantares
    • SANTORO, Claudio. - Luar do meu bem
    • TUPYNAMBÁ, Marcello. - Canção da guitarra
    • VILLA-LOBOS - Cantilena nº 3
    • VILLA-LOBOS - A gatinha parda

    Observação:

    O candidato pode apresentar obras de dificuldade superior às das obras listadas, sob sua inteira responsabilidade. 

  • Peça de escolha do(a) candidato(a)(a) dentre as listadas abaixo:

    • BELCHIOR - Como nossos pais (Belchior)
    • JOBIM, MENDONÇA, Newton. - Desafinado NASCIMENTO, Milton. - Ponta de areia
    • SANTOS, Moacir. LOPES, Nei. - Oduduá
    • LOBO, Edu. PINHEIRO, Paulo César. - Vento Bravo
    • JOBIM, Tom. - Fotografia

    Peça obrigatória:

    • DJAVAN - Flor de Lis
    • PAPEL, Carlos. -Sol da manhã
    • JOBIM, Tom. MORAES, Vinícius. - Chega de saudade
    • - Cigano
    • GIL, Gilberto. - Se eu quiser falar com Deus
    • BORGES, Lô. BASTOS, Ronaldo. - O trem azul

    Observações:

    As tonalidades de todas as canções ficam a critério do(a) candidato(a).

    O(A) candidato(a) não precisará entregar nenhuma partitura para a banca acompanhar a execução.

  • Um estudo dentre os listados abaixo:

    • DEMNITZ, F. - Elementarschule für Klarinete – Scale Studies do nº 1 ao nº 24

    Escolher uma das cinco sonatas livro abaixo:

    • LEFÈVRE, Jean-Xavier. – Five Sonatas for Clarinet and Piano
  • Uma escala em 2 oitavas com arpejos a escolha do(a) candidato(a).

    Uma peça de livre escolha

    1. Leitura de cifra à primeira vista;
    2. Cantar e tocar (acompanhamento) uma canção escrita por um dos seguintes autores:
    • DJAVAN
    • LINS, Ivan.
    • JOBIM, Tom.
    • LENINE, Oswaldo.
    • NASCIMENTO, Milton.
    • VELOSO, Caetano.
  • Escala e arpejo de Dó M nas duas oitavas.

    Escala e arpejo de Fá M, Sol M, e Re M em uma oitava.

    Peça para Flauta Doce soprano:

    ROEHR, Walter.- Sonatine - Allegro moderato - Andante - Scherzo (Allegretto).

    Observação:

    As peças deverão ser executadas apenas com a FLAUTA BARROCA

  • TELEMANN, G. P– Sonata para Flauta em Si menor (2º movimento - Allegro)

    LACERDA, Osvaldo. – Poemeto 

    Observação:

    As peças podem ser apresentadas com ou sem acompanhamento de piano.

  • "GETCHELL, Robert. - Estudo nº 14 – First Book of Practical Studies for Cornet or Trumpet;
    Peça de livre escolha.

  • Peças obrigatórias: A execução deve ser aproximada da versão escrita, ou da gravação indicada em termos de harmonização, andamento, suíngue, forma, sonoridade. Candidato(a) deve procurar manter o caráter geral da peça, não necessariamente idêntico. Escolher apenas uma obra entre as listadas abaixo.

    • WILLCOXON, Charley. - Solo de caixa Nº 02 do livro 150 solos
    • WILLCOXON, Charley - Solo de caixa Nº 03 do livro 150 solos

    Peça de escolha do(a) candidato(a) dentre as listadas abaixo. Candidato(a) deve elaborar uma arranjo próprio ou executar o arranjo escrito cuidando para que a peça apresente coerência e adequação quanto à forma, suingue, dinâmica, sonoridade, improvisação quando for o caso. No máximo 5 minutos.

    • Baião;
    • Maracatu;
    • Samba.
  • CAIXA: Intermediate Snare Drum Studies “Mitchell Peters”.

    Um solo à escolha do(a) candidato(a) dentre os Solos #1, #2, #3 e #4 (páginas 13 à 16).

    Um solo de livre escolha, para qualquer instrumento de percussão (neste item não serão aceitos solos de Caixa Clara, uma vez que já foi previsto no item anterior).

    Observações:

    O(A) candidato(a) deverá levar para a prova suas próprias baquetas,quando for o caso.

    A FAMES disponibilizará a caixa clara. O(A) candidato(a) deverá consultar a comissão do processo seletivo para verificar a disponibilidade de instrumentos a serem usados no item de livre escolha, através do link disposto no item 7.6.10

  • BACH. - 1 Invenção a 3 vozes ou 1 prelúdio e fuga do Cravo Bem temperado;

    1 movimento vivo de Sonata (C. P. E. Bach, Beethoven, Clementi, Haydn, Mozart ou Schubert), ou uma peça Estrangeira;

    1 peça brasileira do/as seguintes compositore/as:

    Carlos Almeida, Monique Aragão, Cacilda Borges, Barrozo Netto, Guilherme Bernstein, Francisco Braga, Alceu Camargo, Luiz Cosme, Lorenzo Fernandes, Virgínia Fiúza.

  • Peça de escolha do(a) candidato(a) dentre as listadas abaixo:

    • Uma peça solo de livre escolha do(a) candidato(a). O tempo de duração da peça deve ser de até 03 (três) minutos, executando simultaneamente melodia e harmonia (violão, guitarra e violão de sete cordas)

    Peça de confronto (escolher apenas uma obra entre as listadas abaixo): 

    • BUARQUE, Chico. SIVUCA. - João e Maria.
    • CALLADO, Joaquim. CEARENCE, Catulo da paixão. - Flor Amorosa
    • Gonzaga, Chiquinha. - Corta-Jaca / O Gaúcho
    • Moraes, Vinícius de. Valsa para uma menininha

    Acompanhamento: Nesta etapa o(a) candidato(a) deverá cantar e, simultaneamente, acompanhar-se ao instrumento harmônico. Escolher apenas uma obra entre as listadas abaixo.

    • LOBO, Edu, BUARQUE, Chico. - Ciranda da Bailarina
    • LOBO, Edu, BUARQUE, Chico. - História de Lily Braun
    • ENRIQUEZ, Luiz. BARDOTTI, Sérgio. História de uma gata (trad. Chico Buarque)
    • MORAES, Vinícius. A casa
  • LACOUR, Guy - Precis Pour L'Étude Des Gammes Pour Saxophone - Escala de Fá Maior;

    MULE, Marcel - 24 Etudes Faciles - Estudo nº 1;

    BOZZA, Eugene - Rêves D'Enfant.

  • Um dos exercícios listados abaixo:

    • PERETTI - Estudo n 2 (pág. 25)
    • ROCHUTT - Estudo n 3

    Uma das peças listadas abaixo:

    • BACH, J. S.- Bist du bei mir
    • GRIEG - Solvejg's Song
    • LOCATELLI, P. - Cantabile
    • GOSSEC, F. J. - Tambourin
  • Um dos estudos listados abaixo:

    • GERCHEL, Robert W. Estudos nº 30, 33 e 39 do Método para trompa de Robert W. Getchel

    Uma das peças  listadas abaixo:

    • ARNOLD, Jay. - Book (livro): French horn Mellophone Solos
    • TSCHAIKOWSKY, P. - None But the lonely Heart -pág. 132
    • FOSTER, Stephen.- Beautiful Dreams – pág. 132
  • GETCHELL, Robert. - Estudo nº 14 – First Book of Practical Studies for Cornet or Trumpet;

    Peça de livre escolha.

  • BORGDOGNI, Marco.  Estudo Nº 2

    HADDAD, Don - Suite for Tuba

    Peça de livre escolha

  • Uma escala em 2 oitavas com arpejos a escolha do(a) candidato(a);

    Uma peça de livre escolha.

  • TARREGA, Francisco. Estudo em Mi menor - (Minhas Primeiras Notas ao Violão – M. Mascarenhas);

    BROUWER, Leo. - Estudo VI - (20 Estudios Sencillos).

  • Execução de uma escala em 3 oitavas a escolha do candidato;

    KREUTZER - Estudo n° 12;

    Um movimento de concerto ou sonata, ambas do repertório específico de violino, do período clássico;

    Uma peça de livre escolha.

  • Uma escala em 2 oitavas com arpejos a escolha do(a) candidato(a);

    Uma peça de livre escolha.