2ª Etapa - Programa / Licenciatura em Música
Instruções para gravação e envio dos vídeos:
- Serão apresentados em arquivos digitais nos formatos avi, mp4 ou mkv, resultados de gravações realizadas por celulares, filmadoras ou outros equipamentos de registro audiovisual.
- O candidato deverá registrar conteúdos de acordo com sua modalidade.
- Durante a execução musical, o vídeo deverá enquadrar o corpo inteiro do candidato, deixando claramente visíveis o rosto e sua habilidade ao tocar o instrumento escolhido, isto é, mostrando a sua execução durante a gravação da peça musical;
- Antes de iniciar sua performance musical em cada um dos vídeos, o candidato deverá dizer no vídeo seu nome, curso a que está concorrendo e nome da peça que irá executar;
- As gravações deverão ser realizadas por apenas uma câmera fixa e não deverá haver qualquer tipo de edição ou manipulação do conteúdo do material audiovisual. Aconselha-se aos candidatos reverem as suas gravações antes de fazer o upload para garantir que sejam de boa qualidade.
- Todos os vídeos solicitados deverão ser entregues através de link da plataforma do YouTube como opção de vídeo não listado.
Acesse abaixo o programa relativo ao seu instrumento.
-
Peça de livre escolha (escolher apenas uma obra entre as listadas abaixo):
Como nossos pais (Belchior)
Desafinado (Tom Jobim e Newton Mendonça)
Ponta de areia (Milton Nascimento)
Oduduá (Moacir Santos e Nei Lopes)
Vento Bravo (Edu Lobo e Paulo César Pinheiro)
Fotografia (Tom Jobim)
Vídeo 2 - Peça de confronto:
Flor de Lis (Djavan)
Sol da manhã (Carlos Papel)
Chega de saudade (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)
Cigano (Djavan)
Se eu quiser falar com Deus (Gilberto Gil)
O trem azul (Lô Borges e Ronaldo Bastos)
As tonalidades de todas as canções ficam a critério do candidato;O candidato não precisará entregar nenhuma partitura para a banca acompanhar a execução. -
Vídeo 1 - Peça de livre escolha (escolher apenas uma obra entre as listadas abaixo):
Uma peça solo de livre escolha do candidato. O tempo de duração da peça deve ser de até 03 (três) minutos, executando simultaneamente melodia e harmonia (violão, guitarra e violão de sete cordas)
Vídeo 2 - Peça de confronto (escolher apenas uma obra entre as listadas abaixo):
João e Maria (Chico Buarque e Sivuca)
Flor Amorosa (Joaquim Callado e Catulo da Paixão Cearense)
Corta-Jaca / O Gaúcho (Chiquinha Gonzaga)
Valsa para uma menininha (Toquinho e Vinicius de Moraes)
Vídeo 3 - Acompanhamento (escolher apenas uma obra entre as listadas abaixo):
Ciranda da Bailarina (Edu Lobo e Chico Buarque)
História de Lily Braun (Edu Lobo e Chico Buarque)
História de uma gata (Luiz Enriquez e Sérgio Bardotti - trad. Chico Buarque)
A casa (Vinicius de Moraes)
Acompanhamento:Nesta etapa o candidato deverá cantar e, simultaneamente, acompanhar-se ao instrumento harmônico.
-
Vídeo 1 - Peça de livre escolha (escolher apenas uma obra entre as listadas abaixo):
Feira de Mangaio (Sivuca e Glorinha Gadelha)
E o Bento levou (Toninho Ferragutti)
Dominguinhos no Parque (Toninho Ferragutti)
Vídeo 2 - Peça de confronto (escolher apenas uma obra entre as listadas abaixo):
Alagoinha (Dominguinhos e Anastácia)
O ovo (Hermeto Pascoal e Geraldo Vandré)
Homenagem a Pixinguinha (Dominguinhos / Anastácia)
Vídeo 3 - Acompanhamento (escolher apenas uma obra entre as listadas abaixo):
Olha pro céu (Luiz Gonzaga e José Fernandes)
Assum Preto (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira)
Ciranda da Bailarina (Edu Lobo e Chico Buarque)
Valsa para uma menininha (Toquinho e Vinicius de Moraes)
-
Vídeo 1 - Peça de livre escolha (escolher apenas uma obra entre as listadas abaixo):
Uma peça solo de livre escolha do candidato. O tempo de duração da peça deve ser de até 03 (três) minutos, executando simultaneamente melodia e harmonia (violão, guitarra e violão de sete cordas)
Melodia (cavaco, baixo elétrico e bandolim)
Vídeo 2 - Peça de confronto (escolher apenas uma obra entre as listadas abaixo):
Pedacinho do Céu (Waldir Azevedo)
Eu te amo (Buarque/Jobim)
Chorinho pra Ele (Hermeto Pascoal)
Samurai (Djavan)
Vídeo 3 - Acompanhamento (escolher apenas uma obra entre as listadas abaixo):
Trilhos Urbanos (Caetano Veloso)
Chovendo na Roseira (Tom Jobim)
Lamentos (Pixinguinha e Vinicius de Moraes)
Hoje eu quero sair só (Lenine)
Chega de saudade (Tom Jobim)
Peça de livre escolha:O candidato deve elaborar uma arranjo próprio ou executar o arranjo escrito cuidando para que a peça apresente coerência e adequação quanto à forma, suingue, dinâmica, sonoridade, improvisação quando for o caso. Peça de Confronto: A execução deve ser aproximada da versão escrita, ou da gravação indicada em termos de harmonização, andamento, suíngue, forma e sonoridade. O candidato deve procurar manter o caráter geral da peça, não necessariamente idêntico. Acompanhamento:Nesta etapa o candidato deverá cantar e, simultaneamente, acompanhar-se ao instrumento harmônico
-
Vídeo 1 - Peça de livre escolha (escolher apenas uma obra entre as listadas abaixo):
Uma peça solo de livre escolha do candidato. O tempo de duração da peça deve ser de até 03 (três) minutos, executando simultaneamente melodia e harmonia (violão, guitarra e violão de sete cordas)
Vídeo 2 - Peça de confronto (escolher apenas uma obra entre as listadas abaixo):
Doce de coco (Jacob do Bandolim)
Flor Amorosa (Joaquim Callado e Catulo da Paixão Cearense)
O ovo (Hermeto Pascoal e Geraldo Vandré)
Lamentos (Pixinguinha e Vinicius de Moraes)
Batida diferente (Maurício Einhorn e Durval Ferreira);
Estamos aí (Maurício Einhorn e Durval Ferreira)
Rosa (Pixinguinha e Otávio de Souza)
Luiza (Tom Jobim);
Feira de Mangaio (Sivuca e Glorinha Gadelha);
Bebê (Hermeto Pascoal).
Peça de livre escolha: O candidato deve elaborar uma arranjo próprio ou executar o arranjo escrito cuidando para que a peça apresente coerência e adequação quanto à forma, suingue, dinâmica, sonoridade, improvisação quando for o caso. Peça de Confronto: A execução deve ser aproximada da versão escrita, ou da gravação indicada em termos de harmonização, andamento, suíngue, forma, sonoridade. O candidato deve procurar manter o caráter geral da peça, não necessariamente idêntico. -
Vídeo 1 - Peça de livre escolha (Execução de uma música escolhida pelo candidato com duração de no máximo 5 minutos)
Vento Bravo (Edu Lobo e Paulo César Pinheiro)
Baião Médio (Zezo Ribeiro)
PartituraEstrela do Norte ( Álvaro Gonçalves)
Vassourinhas (Matias da Rocha)
Vídeo 2 - Peça de confronto (O candidato deverá escolher uma peça)
Wave (Tom Jobim)
Corcovado (Tom Jobim)
Dunas (João Castilhos)
El Rey dos Casamentos (Edu Ribeiro)
Peça de livre escolha:O candidato deve elaborar uma arranjo próprio ou executar o arranjo escrito cuidando para que a peça apresente coerência e adequação quanto à forma, suingue, dinâmica, sonoridade, improvisação quando for o caso. Peça de Confronto:A execução deve ser aproximada da versão escrita, ou da gravação indicada em termos de harmonização, andamento, suíngue, forma e sonoridade. O candidato deve procurar manter o caráter geral da peça, não necessariamente idêntico. -
Vídeo 1 - Peça de confronto (escolher apenas uma obra entre as listadas abaixo):
Solo de caixa Nº 02 do livro 150 solos (Charley Willcoxon)
Solo de caixa Nº 03 do livro 150 solos (Charley Willcoxon)
Vídeo 2 - Peça de livre escolha (escolher apenas uma obra entre as listadas abaixo. No máximo 5 minutos):
- Baião;
- Maracatu;
- Samba.
Peça de Confronto:A execução deve ser aproximada da versão escrita, ou da gravação indicada em termos de harmonização, andamento, suíngue, forma, sonoridade. O candidato deve procurar manter o caráter geral da peça, não necessariamente idêntico. Peça de livre escolha: O candidato deve elaborar uma arranjo próprio ou executar o arranjo escrito cuidando para que a peça apresente coerência e adequação quanto à forma, suingue, dinâmica, sonoridade, improvisação quando for o caso. -
Vídeo 1.
Um Estudo (vocalise), dentre os listados abaixo:
CONCONE – Vocalise opus 9 – Do nº 5 ao 10 à escolha do candidato.
Concone op. 9
Vídeo 2.
Uma peça, dentre as listadas abaixo, apresentadas com acompanhamento de piano, em que o pianista acompanhador é de exclusiva responsabilidade do candidato. As peças também podem ser apresentadas com o uso de playback.
Peças italianas
BONONCINI - Per la gloria d´adorarvi
CACCINI - Amarilli, mia bella
CALDARA - Sebben, crudele
CARISSIMI - Vittoria, mio core!
DE LUCA - Non posso disperar
DURANTE - Vergin, tutto amor
PERGOLESI - Se tu m’ami, se tu sospire
FALCONIERI - Occhetti Amati
ALESSANDRO SCARLATTI - Gia il sole dal Gange
DOMENICO SCARLATTI - Se florindo è fedele
Peças brasileiras
LUCIANO GALLET - A casinha pequenina
LUCIANO GALLET - Morena, morena
WALDEMAR HENRIQUE - Uirapurú
WALDEMAR HENRIQUE - Tamba-tajá
WALDEMAR HENRIQUE - Boi-bumbá
RONALDO MIRANDA - Cantares
CLAUDIO SANTORO - Luar do meu bem
MARCELLO TUPYNAMBÁ - Canção da guitarra
VILLA-LOBOS - Cantilena nº 3
VILLA-LOBOS - A gatinha parda
O candidato pode apresentar obras de dificuldade superior às das obras listadas, sob sua inteira responsabilidade -
Vídeo 1
Uma escala em 2 oitavas com arpejos a escolha do candidato.
Vídeo 2
Uma peça de livre escolha
-
Vídeo 1
Escala e arpejo de Dó M nas duas oitavas.
Escala e arpejo de Fá M, Sol M, e Re M em uma oitava.
Vídeo 2 - Peça para Flauta Doce soprano:
Walter Roehr - Sonatine - Allegro moderato - Andante - Scherzo (Allegretto).
As peças deverão ser executadas apenas com a FLAUTA BARROCA -
Vídeo 1
CAIXA: Intermediate Snare Drum Studies “Mitchell Peters”.
Um solo à escolha do candidato dentre os Solos #1, #2, #3 e #4 (páginas 13 à 16).
Vídeo 2
Um solo de livre escolha, para qualquer instrumento de percussão (neste item não serão aceitos solos de Caixa Clara, uma vez que já foi cobrado no item anterior)
O candidato deverá levar para a prova suas próprias baquetas,quando for o caso. A FAMES disponibilizará a caixa clara. Será necessário também consultar a comissão do processo seletivo para verificar a disponibilidade de instrumentos a serem usados no item de livre escolha. -
ESCOLHER AS PEÇAS DE SUA PREFERÊNCIA E SOLICITAR
APENAS AS PARTITURAS DAS MESMAS CLICANDO AQUI
Vídeo 1 - Um estudo dentre os listados abaixo:
BARTOK - Microkosmos vol II primeira parte
BURGMÜLLER - Estudos opus 100
CZERNY-B. NETTO – VOLUME I - Estudos a partir do número 7
GURLITT - Estudos fáceis de velocidade opus 83
Vídeo 2 e Vídeo 3 - Duas peças de compositores estrangeiros ou brasileiros, dentre as listadas abaixo.
COMPOSITORES ESTRANGEIROS:
AARON, MICHAEL - Brincando de circo
BACH, J. CHRISTIAN - Minueto
BACH,J.SEBASTIAN - Uma peça do Álbum de Anna Magdalena Bach
BARTOK - The lost doll
BECUCCI - Giulia gentile
BEETHOVEN - Escocesa em mi bemol maior Wo 086
CZERNY - Mazurka
- Valsa
- Ária
DIET, EDMOND - Tamboril
GAEL, VAN - Uma festa no Japão
- Tarantela opus 65 nº 2
- No campo
- Gavotte mignone
- Les glissades
- Polichinelo
GURLITT - Primeiras lições opus 117 nos 26, 28, 30 e 34
GRAFE, J. FRIEDERICH - Musette
HAENDEL - Tema com variações
HAYDN - Minueto e trio em si bemol
KABALEWSKY -Pequenas peças opus 27-duas formando uma peça
DING, STANFORD - Boneca holandesa
LACK, THÉODORE - Impromptu-mazurka
LECHMAN - Marcha dos pinguins
- A menina de Sevilha
- O berço da boneca
MOZART - Melodia francesa com variação
- Minueto em lá maior
- Minueto em lá bemol
- Minueto em fá maior nº 1
- Country dance
PLEYEL - Minueto em dó maior
PURCELL - Trumpet call
- Peny polka
SCHNEIDER, WILLY - Do álbum Die Klavier Fiebel:
- Schneider polka
- Kleine marsch
- Lustiges stuck
- Der jongleur
SHOSTAKOVICH - Seis peças para crianças nos 1, 2 e 3
STRAVINSKY - Os cinco dedos nos 1, 2, 3 e 6
SCARLATTI - Minuet
SCHUMANN - Do “Álbum para a Juventude” opus 68:
- A pobre órfãzinha
- O cavaleiro selvagem
- Pequena canção
STREABBOG, L. - Prère du matin
COMPOSITORES BRASILEIROS:
BARROZO NETTO - Uma história triste
CALLIA, SALVADOR - Festa das borboletas
- Marcha dos pinguins
CARVALHO, DINORAH DE - O burrinho teimoso
CANTU, A - Emília no país da música
- Brincando no jardim
CRUZ, CARLOS - Festa no Engenho
ESCOLHER AS PEÇAS DE SUA PREFERÊNCIA E SOLICITAR
APENAS AS PARTITURAS DAS MESMAS CLICANDO AQUI
-
Vídeo 1 - Um dos estudos listados abaixo:
Método H.Klosé para saxofones edição brasileira.
Página 56 - exercícios Nº 04 ou 13
Vídeo 2 - Uma das peças listadas abaixo:
Schumann, Robert - Ensuenõ (Rêveri)
Mozart, W.A. - Don Giovanni (aria)
Peças editadas no método H. Klosé (edição brasileira) -
Vídeo 1 - Um dos exercícios listados abaixo:
PERETTI - Estudo n 2 (pág. 25)
ROCHUTT - Estudo n 3
Vídeo 2 - Uma das peças listadas abaixo:
BACH, J. S.- Bist du bei mir
GRIEG - Solvejg's Song
LOCATELLI, P. - Cantabile
GOSSEC, F. J. - Tambourin
-
Vídeo 1 - Um dos estudos listados abaixo:
Estudos nº Método para trompa de Robert W. Getchel nº 30, 33 e 39.
Vídeo 2 - Uma das peças listadas abaixo:
Book (livro): French horn Mellophone Solos, Jay Arnold:
132, None But the lonely Heart - comp. P. Tschaikowsky; ou
132, Beautiful Dreams - Stephen Foster
-
Vídeo 1 - Um estudo dentre os listados abaixo:
Método -ARBAN - Estudos da página 28 à página 36 dos respectivos exercícios nº 18 ao Nº 38 (p. 28 a 36).
Vídeo 2 - Uma peça ou dois movimentos de obra original para trompete listado abaixo:
J.U. DA SILVA – Suite Recife tpt e piano - ( 5 movimentos);
OSVALDO LACERDA - Rondino tpt e piano
NAILSON SIMÕES - Melodia tpt e piano
OSVALDO LACERDA – Pequena Suite tpt e piano ( 3 movimentos
DOMINGOS RAIMUNDO - Divagando tpt e piano
MIGNONE – Cinco Cirandas tpt e piano (5 movimentos)
-
Vídeo 1
Uma escala em 2 oitavas com arpejos a escolha do candidato.
Vídeo 2
Uma peça de livre escolha
-
Vídeo 1
Uma escala em 2 oitavas com arpejos a escolha do candidato
Vídeo 2
Uma peça de livre escolha
-
Vídeo 1
Uma escala em 2 oitavas com arpejos a escolha do candidato.
Vídeo 2
Uma peça de livre escolha.