1ª ETAPA | Habilidade Musical | BACHARELADO EM MÚSICA | HAB. Música Popular
1) PROVA DE HABILIDADE MUSICAL | Consultar programa por instrumento
CLIQUE AQUI PARA ENVIAR O LINK DO SEU VÍDEO | Período: de 24 a 27 de novembro de 2024
Os vídeos deverão ser devidamente inseridos como não listados no YouTube e informados em espaço específico no Google Forms, se atentando aos itens previstos neste Edital.
A etapa de habilidade instrumental/vocal será realizada por gravação, exclusivamente por meio do uso de câmeras com microfone embutido ou celular, e enviada para o seletivo por meio de processo online. O arquivo não pode conter edições, recortes ou qualquer tipo de manipulação; qualquer descumprimento dos critérios a seguir ocasionará desclassificação da pessoa candidata:
- O posicionamento da câmera deverá seguir o seguinte formato: Sentido horizontal, em posição fixa, filmando todo o corpo e deverá iniciar com a apresentação breve, informando que o vídeo foi feito para este edital, mencionar o nome, a peça apresentada e mostrar o documento de identificação pessoal.
- Candidatos(as) das provas de piano, viola e violino devem utilizar posicionamento lateral, mostrando rosto, pés e mãos. Em todos os demais instrumentos, o vídeo deve ser frontal, com completa exposição do instrumento e dos movimentos do candidato.
- A iluminação da filmagem deve ser adequada, permitindo a identificação do candidato e a avaliação da prova.
- Os vídeos devem ser gravados em resolução Full HD (1080 p, 24 FPS).
- Os vídeos devem ser gravados apenas em formato MP4, MOV ou AVI.
- Cada vídeo deve ser iniciado pela imagem do rosto do(a) candidato(a) com o rosto do(a) candidato(a) próximo da câmera, dizendo seu nome completo e curso escolhido, para conferência facial com a documentação enviada. A documentação de identificação precisa ser exibida no vídeo (frente e verso) e deve estar atualizada, com foto recente.
- Somente os arquivos devidamente enviados online nos formatos indicados serão avaliados.
- A captação do som deverá ser feita utilizando-se apenas um microfone para o ambiente, que pode ser externo ou embutido no celular/câmera/filmadora.
- Não serão avaliados vídeos com o som captado e mixado em canais separados, mesmo nos casos em que o(a) candidato(a) for acompanhado por playback.
- A gravação do áudio deverá ser realizada concomitantemente com a gravação de vídeo, sem overdubs e sobreposições adicionais.
- Não serão aceitos vídeos com qualquer tipo de edição, manipulação ou corte, tanto na imagem quanto no áudio.
- As performances devem ser registradas em um só vídeo, em take único. Não serão avaliados vídeos contendo trechos de performances separadas e unidas por meio de edição.
- A imagem da performance deve ser nítida e evidenciar com clareza os movimentos do candidato.
- Os vídeos devem ser gravados com fundo preferencialmente neutro.
- O som da gravação deverá ser nítido, permitindo a percepção de todos os detalhes da performance.
- A gravação deverá ser realizada preferencialmente em ambiente silencioso, sem ruídos externos que possam prejudicar a avaliação da gravação.
- O candidato deve estar atento ao nível do sinal da gravação. Gravações com saturação no nível de sinal poderão comprometer a avaliação da performance.
- Aconselhamos aos(às) candidatos(as) reverem as suas gravações antes de fazer o upload para garantir que a qualidade esteja adequada aos requisitos do edital.
- O link dos vídeos (devidamente marcados como não listados na plataforma YouTube) serão inseridos no formulário de inscrição em espaço determinado para esta finalidade, conforme previsto em 6.24.1 não podendo ser substituído ou alterado em qualquer hipótese. O envio é de responsabilidade exclusiva da pessoa candidata. Em caso de preenchimento errado, deverá enviar novamente e será considerado o último envio de formulário.
- Casos omissos ou não contemplados neste edital ficarão a critério da comissão do processo seletivo.
O vídeo deverá ser enviado, com tempo mínimo de cinco minutos no total de todas peças solicitadas e gravadas em um único vídeo, conforme a especificidade de cada programa. O tempo mínimo não substitui a exigência de se cumprir todo o programa solicitado. A avaliação será conduzida a partir dos seguintes princípios:
- O vídeo será avaliado pelos membros da banca, de acordo com os critérios previstos neste edital e de forma presencial, sem a necessidade da presença do(a) candidato(a).
- O processo de avaliação será supervisionado por membros da Comissão do Processo Seletivo, de forma a fiscalizar a avaliação dos vídeos e assegurar que seja feita uma avaliação que garanta os princípios de isonomia.
- Os itens solicitados devem ser moderados pelo(a) próprio(a) candidato(a). Ou seja, é uma escolha pessoal a organização e deliberação da performance de cada item, não há roteiro, modelo ou template para o vídeo.
O(a) candidato(a) concorrente a uma vaga nos cursos de bacharelado em instrumento e canto e bacharelado em música popular, deve realizar a prova de habilidade musical no instrumento/voz correspondente à vaga pleiteada.
O(a) candidato(a) concorrente a uma vaga no curso de licenciatura em música, deve realizar a prova de habilidade musical em instrumento/voz de sua preferência, assinalando corretamente no documento de inscrição a opção pretendida, sem possibilidade de alteração.
A pontuação da prova de habilidade musical será de 60 (sessenta) pontos, com pontuação mínima de aprovação de 30 (trinta) pontos. O(A) candidato(a) que não atingir a pontuação mínima será eliminado(a) do processo seletivo.
CLIQUE AQUI PARA ENVIAR O LINK DO SEU VÍDEO | Período: de 24 a 27 de novembro de 2024
-
1) Peça Obrigatória:
- BRANT, Fernando, NASCIMENTO, Milton - Maria, Maria (2 a 3 minutos)
2) Escolher apenas uma (01) peça, dentro da listagem a seguir:
Bossa Nova
- JOBIM, Tom - Chega de Saudade (2 a 3 minutos)
- MENDONÇA, Newton; JOBIM, Tom - Desafinado (2 a 3 minutos)
- JOBIM, Tom - Fotografia (2 a 3 minutos)
MBP Tradicional
- MAGRÃO, Sergio, SÁ, Luis Carlos - Caçador de mim (2 a 3 minutos)
- BUARQUE, Chico - Apesar de você (2 a 3 minutos)
- VELOSO, Caetano - Luz do Sol (2 a 3 minutos)
MPB Contemporânea
- MONTE, Marisa; REIS, Nando - Ainda lembro ( 2 a 3 minutos)
- RITA,Maria; CAMELO, Marcelo - Cara valente (2 a 3 minutos)
- MELIM, Gabriela; MELIM, Rodrigo - Meu abrigo (2 a 3 minutos)
3) Peça de escolha livre em língua inglesa, de qualquer estilo/gênero musical ( 2 a 3 minutos)
Obs. As tonalidades de todas as canções ficam a critério do(a) candidato (a). O repertório deverá ser apresentado com acompanhamento musical, seja algum instrumento (piano, violão, etc..) ou playback. Não será permitido execuções no estilo acapella.
Não será permitido que o (a) próprio (a) candidato (a) toque o instrumento de acompanhamento.
-
1) Peça obrigatória:
- PIXINGUINHA; LACERDA, Benedito. Vou Vivendo. Apenas o contraponto da parte "A", com sua repetição, na clave de Fá conforme transcrito em "Choro Duetos vol. 1" (GANC, David; SÈVE, Mário, 2010) - cerca de 44 segundos.
2) Uma obra de livre escolha do repertório de música popular (obrigatoriamente executada com playback) - de 2 a 3 minutos.
-
1) Um arranjo para guitarra solo (sem uso de playbacks), dentre as cinco obras abaixo:
- JOBIM, Tom; MORAES, Vinícius. Insensatez - 3 minutos
- PIXINGUINHA. Carinhoso - 3 minutos.
- YOUNG, Victor, WASHINGTON, Ned. My Foolish Heart - 3 minutos
- JOBIM, Tom. Wave - 3 minutos.
- JOBIM, Tom. Samba do Avião - 3 minutos.
2- Uma obra, dentre as listadas abaixo, para tocar o acompanhamento (ritmo e acordes):
- ABREU, Zequinha de. Tico Tico no Fubá - 2 minutos.
- LYRA, Carlos. Você e Eu - 2 minutos.
- DAVIS, Miles. Tune Up - 1:30 minutos.
- DOMINGUINHOS. Eu só quero um xodó - 2 minutos.
-
Peça de livre escolha: O candidato deve preparar um arranjo próprio ou executar um arranjo já escrito, garantindo que a peça tenha coerência, swing, dinâmica, sonoridade e, se for o caso, improvisação.
Peça obrigatória: O candidato deve escolher uma das peças listadas a seguir:
- "Vento Bravo" (Edu Lobo, Paulo César Pinheiro) – 6 min.
- "Café com Pão" (João Donato, Lysias Ênio) – 5 min.
- "Wayne's Thang" (Kenny Garrett) – 5 min.
Execução obrigatória: Escolher uma das peças listadas, contidas no livro 150 Rudimental Solos de Charley Wilcoxon:
- #Solo 121 (opção 1)
- #Solo 122 (opção 2)
-
1) PEÇA DE LIVRE ESCOLHA: Uma peça solo de livre escolha do(a) candidato(a). O tempo de duração da peça deve ser de até cinco minutos, executando simultaneamente melodia e harmonia, demonstrando consistência musical em termos de harmonização, andamento, suíngue, forma e sonoridade (5:00 minutos).
2) PEÇA DE DEMONSTRAÇÃO DE HABILIDADE: A execução deve ser aproximada da versão escrita, ou da gravação indicada em termos de harmonização, andamento, suíngue, forma e sonoridade. O candidato(a) deve procurar manter o caráter geral da peça, não necessariamente idêntico (3:00 minutos).
Escolher apenas uma obra entre as listadas abaixo:
- DAVIS, Miles. Four (4:00 minutos).
Partitura: https://bit.ly/3XvMVTB
Gravação: https://bit.ly/3VDBl63
- JONES, Thad. A Child Is Born (4:00 minutos).
Partitura: https://bit.ly/3zpGo2w
Gravação: https://bit.ly/4eB4BDb
- MANCINI,Henry. MoonRiver (4:00 minutos).
Partitura: https://bit.ly/45B1F5r
Gravação: https://bit.ly/45AyqQq
3) PEÇA BRASILEIRA: O candidato(a) deve elaborar um arranjo próprio ou executar o arranjo escrito, cuidando para que a peça apresente coerência e adequação quanto à forma, suingue, dinâmica, sonoridade, quando for o caso (3:00 minutos).
Escolher apenas uma obra entre as listadas no livro abaixo.
- JOBIM, Tom. Cancioneiro (4:00 minutos).
Sugestão de acesso: Cancioneiro - Tom Jobim
Obs.: A improvisação musical na execução das obras será opcional para todas as músicas. Sendo assim, a decisão de demonstrar ou não essa habilidade ficará a critério do candidato (3:00 minutos).
-
1) Peça obrigatória: A execução deve ser aproximada da versão escrita, ou da gravação indicada em termos de harmonização, andamento, suíngue, forma e sonoridade. O candidato(a) deve procurar manter o caráter geral da peça, não necessariamente idêntico.
- PIXINGUINHA; LACERDA, Benedito. Vou vivendo. (3:00 minutos).
2) Peça de Escolha: O candidato(a) deve elaborar um arranjo próprio ou executar o arranjo escrito cuidando para que a peça apresente coerência e adequação quanto à forma, suingue, dinâmica, sonoridade e improvisação quando for o caso. Escolher apenas uma obra entre as listadas abaixo:
- PIXINGUINHA; LACERDA, Benedito. Naquele Tempo (3:00 minutos).
- PASCOAL, Hermeto; VANDRÉ, Geraldo. O Ovo (baião) (3:00 minutos).
- JOBIM, Tom. Amor em Paz (2:30 minutos).
- FERREIRA, Durval; EINHORN, Mauricio. Batida Diferente (2:00 minutos).
- JOBIM, Tom. Meditação (3:20 minutos).
- FERREIRA, Abel. Acariciando (3:00 minutos).
- SANTOS, Ary dos; BARROS, Raul de. Na Glória (3:40 minutos).
- JOBIM, Tom. Chega de saudade (3:00 minutos).
-
1 - Uma obra para escrita (arranjo) para violão solo (sem uso de playbacks), dentre as 5 (cinco) abaixo:
- PERNAMBUCO, João. Brasileirinho - 2 minutos
- GAROTO. Jorge do Fusa - 3 minutos
- DELMIRO, Hélio. Emotiva n. 1 - 2 minutos
- GUINGA. Carta de Pedra - 3 minutos
- SIVUCA. João e Maria - 3 minutos.
2 - Uma obra, dentre as listadas abaixo, para tocar o acompanhamento (ritmo e acordes):
- ABREU, Zequinha de. Tico Tico no Fubá - 2 minutos
- LYRA, Carlos. Você e Eu - 2 minutos
- DAVIS, Miles. Tune Up - 1:30 minutos
- DOMINGUINHOS. Eu só quero um xodó - 2 minutos