1ª ETAPA | Habilidade Musical | BACHARELADO EM MÚSICA | HAB. INSTRUMENTO/CANTO
1) PROVA DE HABILIDADE MUSICAL | Consultar programa por instrumento
CLIQUE AQUI PARA ENVIAR O LINK DO SEU VÍDEO | Período: de 24 a 27 de novembro de 2024
Os vídeos deverão ser devidamente inseridos como não listados no YouTube e informados em espaço específico no Google Forms, se atentando aos itens previstos neste Edital.
A etapa de habilidade instrumental/vocal será realizada por gravação, exclusivamente por meio do uso de câmeras com microfone embutido ou celular, e enviada para o seletivo por meio de processo online. O arquivo não pode conter edições, recortes ou qualquer tipo de manipulação; qualquer descumprimento dos critérios a seguir ocasionará desclassificação da pessoa candidata:
- O posicionamento da câmera deverá seguir o seguinte formato: Sentido horizontal, em posição fixa, filmando todo o corpo e deverá iniciar com a apresentação breve, informando que o vídeo foi feito para este edital, mencionar o nome, a peça apresentada e mostrar o documento de identificação pessoal.
- Candidatos(as) das provas de piano, viola e violino devem utilizar posicionamento lateral, mostrando rosto, pés e mãos. Em todos os demais instrumentos, o vídeo deve ser frontal, com completa exposição do instrumento e dos movimentos do candidato.
- A iluminação da filmagem deve ser adequada, permitindo a identificação do candidato e a avaliação da prova.
- Os vídeos devem ser gravados em resolução Full HD (1080 p, 24 FPS).
- Os vídeos devem ser gravados apenas em formato MP4, MOV ou AVI.
- Cada vídeo deve ser iniciado pela imagem do rosto do(a) candidato(a) com o rosto do(a) candidato(a) próximo da câmera, dizendo seu nome completo e curso escolhido, para conferência facial com a documentação enviada. A documentação de identificação precisa ser exibida no vídeo (frente e verso) e deve estar atualizada, com foto recente.
- Somente os arquivos devidamente enviados online nos formatos indicados serão avaliados.
- A captação do som deverá ser feita utilizando-se apenas um microfone para o ambiente, que pode ser externo ou embutido no celular/câmera/filmadora.
- Não serão avaliados vídeos com o som captado e mixado em canais separados, mesmo nos casos em que o(a) candidato(a) for acompanhado por playback.
- A gravação do áudio deverá ser realizada concomitantemente com a gravação de vídeo, sem overdubs e sobreposições adicionais.
- Não serão aceitos vídeos com qualquer tipo de edição, manipulação ou corte, tanto na imagem quanto no áudio.
- As performances devem ser registradas em um só vídeo, em take único. Não serão avaliados vídeos contendo trechos de performances separadas e unidas por meio de edição.
- A imagem da performance deve ser nítida e evidenciar com clareza os movimentos do candidato.
- Os vídeos devem ser gravados com fundo preferencialmente neutro.
- O som da gravação deverá ser nítido, permitindo a percepção de todos os detalhes da performance.
- A gravação deverá ser realizada preferencialmente em ambiente silencioso, sem ruídos externos que possam prejudicar a avaliação da gravação.
- O candidato deve estar atento ao nível do sinal da gravação. Gravações com saturação no nível de sinal poderão comprometer a avaliação da performance.
- Aconselhamos aos(às) candidatos(as) reverem as suas gravações antes de fazer o upload para garantir que a qualidade esteja adequada aos requisitos do edital.
- O link dos vídeos (devidamente marcados como não listados na plataforma YouTube) serão inseridos no formulário de inscrição em espaço determinado para esta finalidade, conforme previsto em 6.24.1 não podendo ser substituído ou alterado em qualquer hipótese. O envio é de responsabilidade exclusiva da pessoa candidata. Em caso de preenchimento errado, deverá enviar novamente e será considerado o último envio de formulário.
- Casos omissos ou não contemplados neste edital ficarão a critério da comissão do processo seletivo.
O vídeo deverá ser enviado, com tempo mínimo de cinco minutos no total de todas peças solicitadas e gravadas em um único vídeo, conforme a especificidade de cada programa. O tempo mínimo não substitui a exigência de se cumprir todo o programa solicitado. A avaliação será conduzida a partir dos seguintes princípios:
- O vídeo será avaliado pelos membros da banca, de acordo com os critérios previstos neste edital e de forma presencial, sem a necessidade da presença do(a) candidato(a).
- O processo de avaliação será supervisionado por membros da Comissão do Processo Seletivo, de forma a fiscalizar a avaliação dos vídeos e assegurar que seja feita uma avaliação que garanta os princípios de isonomia.
- Os itens solicitados devem ser moderados pelo(a) próprio(a) candidato(a). Ou seja, é uma escolha pessoal a organização e deliberação da performance de cada item, não há roteiro, modelo ou template para o vídeo.
O(a) candidato(a) concorrente a uma vaga nos cursos de bacharelado em instrumento e canto e bacharelado em música popular, deve realizar a prova de habilidade musical no instrumento/voz correspondente à vaga pleiteada.
O(a) candidato(a) concorrente a uma vaga no curso de licenciatura em música, deve realizar a prova de habilidade musical em instrumento/voz de sua preferência, assinalando corretamente no documento de inscrição a opção pretendida, sem possibilidade de alteração.
A pontuação da prova de habilidade musical será de 60 (sessenta) pontos, com pontuação mínima de aprovação de 30 (trinta) pontos. O(A) candidato(a) que não atingir a pontuação mínima será eliminado(a) do processo seletivo.
CLIQUE AQUI PARA ENVIAR O LINK DO SEU VÍDEO | Período: de 24 a 27 de novembro de 2024
-
1) Escolher um dos vocalises abaixo:
- CONCONE – Vocalises op. 9 – no. 25 ao no. 30 (um vocalise escolhido pelo(a) candidato(a). Tempo de duração: 1 a 4 minutos.
- VACCAI – Vocalises – no 11 ao no 15 (um vocalise escolhido pelo(a) candidato(a). Tempo de duração: 1 a 4 minutos.
2) Uma ÁRIA de ópera de um dos seguintes períodos: clássico, pré-clássico, barroco. (tempo de duração: 1 a 4 minutos).
3) Uma Canção de CÂMARA em idioma diferente ao da ária apresentada, entre os seguintes idiomas: francês, inglês, espanhol, italiano ou alemão. (tempo de duração: 1 a 4 minutos).
4) Uma canção de câmara brasileira de compositor(a) brasileiro(a) em idioma vernáculo (português), (tempo de duração: 1 a 4 minutos).
-
1) Uma peça de livre escolha, solo ou acompanhada. (5 minutos).
2) Peça de escolha do(a) candidato(a) dentre uma das obras abaixo:
- MOZART, Wolfang Amadeus. Concerto em A maior, K 622, – Primeiro movimento: Allegro (10 minutos).
- WEBER, Carl Maria Von. Concertino (completo) (10 minutos).
- HOFFMEISTER, Franz Anton. Concerto em B bemol maior – Primeiro movimento: Allegro (10 minutos).
- STAMITZ, Carl Philipp. Concerto n.3 em B bemol maior – Primeiro movimento: Allegro moderato (7 minutos).
- FINZI, Gerald. Five Bagatelles – Primeiro e segundo movimentos: Prelude e Romance (8 minutos).
-
1) Estudo:
- BILLE, Isaia. Bille – Novo metodo per Contrabasso. Livro I. Studio Giornaleiro per L’ esercizio dell’ arco. Execução normal e variação n°8. (Duração máxima 02:00”).
2) Uma peça da lista abaixo:
- CAMARGO, Alceu. Canção para Contrabaixo. (Duração aprox. 04:30”)
- VILLANI-CORTES, Edmundo. Choron. (Duração aprox. 04:30”).
3) Uma obra de estilo clássico da lista abaixo:
- CAPUZZI, Antonio. Concerto em Fá Maior - 1o movimento - (Duração máxima 05:00”)
- DRAGONETTI, Domenico. 12 Waltzer (Valsa no 3). (Duração máxima 05:00”).
4) Extrato orquestral:
- HAYDN, Joseph. Symphony No. 6 (Le Matin) - Menuetto - Trio solo (linha solista). - (Duração máxima 02:00”).
-
1) Um estudo, à escolha do(a) candidato(a), do Método Weissenborn Op.8, v2. (Até 3 Minutos).
2) Apresentar 1 das 16 Valsas. Do livro 16 valsas para fagote solo de Francisco Mignone. (Até 5 Minutos).
-
1) DEBUSSY, Claude. Syrinx. (3:30 minutos).
2) BIZET, Georges. Minueto da L'Arlessiene - Suite nº 2. (4:30 minutos).
3) Uma obra brasileira: Pixinguinha, Pattápio Silva ou similar. (Até 5 minutos).
-
1) NIELSEN, Carl. Fantasia para Oboé e Piano. (4 minutos).
2) Dois Estudos em qualquer tonalidade do método > Studi per Oboé, Salviani, Clemente Volume 2. (6 minutos).
3) Peça de Livre Escolha. (4 minutos).
-
1) Peça para Caixa Clara:
2) Lição no 20, Vic Firth, Snare Drum Method BOOK II - Intermediate (2 minutos).
3) Peça de livre escolha: Caixa Clara (Até 5 minutos).
4) Peça de livre escolha para Teclados (duas ou quatro baquetas); Marimba, Vibrafone ou xilofone. (Até 5 minutos).
-
1) Um movimento vivo de Sonata: Clementi, Beethoven, Haydn ou Mozart; (Aprox. 6:00 minutos).
2) Uma peça de autor brasileiro dentre os compositores: Barrozo Netto, Branca Bilhar, Camargo Guarnieri, Leopoldo Miguez, Monique Aragão, Ronaldo Miranda, Virgínia Fiúza ou Heitor Villa-Lobos; (Aprox. 3:00 minutos).
3) Um estudo entre os compositores: Chopin, Cramer, Liszt, Moskowsky, Rachmaninoff ou Scriabin; (Aprox. 3:00 minutos).
4) Invenção a três vozes ou Prelúdio e Fuga do Cravo bem Temperado, de Johann Sebastian Bach. (Aprox. 3:30 minutos).
-
1) LACOUR, Guy. Precis Pour L'Étude Des Gammes Pour Saxophone - Escala de Fá Maior. (2 minutos).
2) MULE, Marcel. 24 Etudes Faciles - Estudo nº 5. (2:50 minutos).
3) CRESTON, Paul. Sonata para saxofone alto e piano - 2º movimento. (5 minutos).
-
1) LACOUR, Guy. Precis Pour L'Étude Des Gammes Pour Saxophone - Escala de Fá Maior. (2 minutos).
2) MULE, Marcel. 24 Etudes Faciles - Estudo nº 5. (2:50 minutos).
3) HARVEY, Paul. Concertino para saxofone soprano e orquestra. (9:20 minutos).
-
1) KOPRASCH, C. Estudo n 11.
2) PERETTI, Serse. Estudo nº 24 (pág. 50).
3) ROCHUT, Joannes. Estudo n 9.
4) SAINT-SAENS, Charles Camille. Cavatine (1° e 2º movimentos).
-
1) GAGLIARD, Gilberto. Estudos avançados nº 37 (2:00 minutos).
2) OSTRANDER, Allan. Ex. 2 - Melodious Etudes. (1:00 minuto).
3) BORDOGNI, Marcos. Exercício nº 2. (2:30 minutos).
4) SACHSE, Ernst. Allegro moderato. (4:15 minutos).
-
1) MOZART, Wolfgang Amadeus. Concerto N. 3. KV 447 - o apenas o primeiro movimento com cadência. (7 minutos) .
2) LACERDA, Osvaldo. Melodia para Trompa. (7 minutos.
3) Peça de livre escolha (5 minutos).
-
1) ROPARTZ, Guy. Andante et Allegro (2 minutos).
2) LACERDA, Osvaldo. Rondino Peça livre escolha (6 minutos) .
3) Peça de livre escolha (5 minutos).
-
- BORGDOGNI, Marco. Estudo Nº 2 - Minutagem. 2:14
- HADDAD, Don - Suite for Tuba - Minutagem 11:15
- Uma peça de livre escolha
-
1) Execução de uma escala em 3 oitavas a escolha do candidato (Aprox.5 minutos);
2) Kreutzer - Estudo n° 12; (Aprox. 10 minutos)
3) Um movimento de concerto ou sonata, ambas do repertório específico de violino, do período clássico (Aprox. 10 minutos);
4) Uma peça de livre escolha (Aprox. 5 minutos).
-
1) OLIVEIRA, Maurício de. Uma peça dentre as listadas abaixo:
- Esplanada (3 minutos).
- Canção da Paz (5 minutos).
- Angústia (4 minutos).
2- Uma peça da lista abaixo:
- FALCKENHAGEN, Adam. Vivace. (NOAD, F. The Baroque Guitar, pág. 24 e 25) (3 minutos ).
- SANZ, Gaspar. Canarios. (NOAD, F. The Baroque Guitar pg 53,54 e 55) (3 minutos ).
- HANDEL, George Friedrich. Sarabande And Variations- (NOAD, F. - The Baroque Guitar pg. 98,99 e 100) ( 5 minutos) .
3- Uma peça da lista abaixo:
- GIULIANI, Mauro. 23 Estudios Escogidos. ESTUDO No 21 (2 minutos)
- GIULIANI, Mauro. 23 Estudios Escogidos. ESTUDO No 22 (2 minutos).
- GIULIANI, Mauro. 23 Estudios Escogidos. ESTUDO No 23 (2 minutos)
- CARCASSI, Matteu. 25 Estudos Melódicos e Progressivos, op.60. ESTUDO No 22 ( 2 minutos) .
- CARCASSI, Matteu. 25 Estudos Melódicos e Progressivos, op.60. ESTUDO No 23 ( 2 minutos).
-
1) Escala em 3 oitavas, com arpejos maiores e menores, a escolha do(a) candidato(a) (Duração máxima 5 minutos).
2) DUPORT, Jean-Louis. 21 Exercises. Estudo 07 (Duração aprox. 07:30 minutos).
3) VIVALDI, Antonio. 1o Movimento do Concerto em Ré menor, Opus 26 no09. (Duração aprox. 03:40 minutos).
4) Uma peça de livre escolha (Duração máxima 5 minutos).