2ª Etapa | Bacharelado em Música / Hab. em Música Popular

1) LEITURA

A prova de leitura musical consistirá em leitura rítmico-melódica à primeira vista, a ser executada no instrumento de escolha do(a) candidato(a), que pode incluir solfejo.

No caso de canto, a leitura deverá ser solfejada, com correta emissão de alturas e durações.

A pontuação da prova de leitura musical será de até 20 (vinte) pontos

2) PROVA DE HABILIDADE INSTRUMENTAL/CANTO

Valor: 40 (quarenta)

Para obtenção dos pontos, será atribuída nota de 0 (zero) a 40 (quarenta)

Acesse abaixo o programa relativo ao seu instrumento.

  • Peça obrigatória:

    PIXINGUINHA – Rosa.

    Peça de escolha do(a) candidato(a) dentre as listadas abaixo:

    • NASCIMENTO, Milton –
    • BOSCO, João. BLANC, Aldir. - O mestre sala dos mares
    • LOBO, Edu. BUARQUE, Chico. - Beatriz
    • JOBIM, Tom. - Luiza
    • JOBIM, Tom. - Chega de saudade

    Observações:

    As tonalidades de todas as canções ficam a critério do(a) candidato(a).

    O candidato(a) não precisará entregar nenhuma partitura para a banca acompanhar a execução.

  • Peça de confronto: A execução deve ser aproximada da versão escrita, ou da gravação indicada em termos de harmonização, andamento, suíngue, forma e sonoridade. O candidato(a) deve procurar manter o caráter geral da peça, não necessariamente idêntico. Escolher apenas uma obra entre as listadas abaixo.

    • 1a – MARIANO, Cesar Camargo. - Uma das peças do disco Solo Brasileiro do pianista César Camargo Mariano,
    • 2a – GOMES, Hercules. - Um dos arranjos do pianista Hércules Gomes, ou
    • 3a – HIME, Francis. - “Embarcação” arr. de Leandro Braga

    Peça de escolha: O candidato(a) deve elaborar uma arranjo próprio ou executar o arranjo escrito, cuidando para que a peça apresente coerência e adequação quanto à forma, suingue, dinâmica, sonoridade e improvisação, quando for o caso. Escolher apenas uma obra entre as listadas abaixo.

    • JOBIM, Tom - Um dos arranjos do Cancioneiro
    • PASCOAL, Hermeto - Bebê
    • NAZARETH, Ernesto. Um arranjo para piano de Ernesto Nazareth a partir da p. 247.

    GISMONTI, Egberto. - Um piano solo de uma composição de Egberto Gismonti.

    • Leitura à primeira vista;
    • Peça obrigatória: LACERDA, Benedito. - "Vou Vivendo", apenas o contraponto da parte "A", na clave de Fá conforme transcrito em "Choro Duetos vol. 1" (GANC, David; SÈVE, Mário, 2010);
    • Uma obra de livre escolha (obrigatoriamente executada com playback).
  • Peça de confronto: A execução deve ser aproximada da versão escrita, ou da gravação indicada em termos de harmonização, andamento, suíngue, forma e sonoridade. O candidato(a) deve procurar manter o caráter geral da peça, não necessariamente idêntico.

    • LACERDA, Benedito. - Vou vivendo

    Peça de Escolha: O candidato(a) deve elaborar um arranjo próprio ou executar o arranjo escrito cuidando para que a peça apresente coerência e adequação quanto à forma, suingue, dinâmica, sonoridade e improvisação quando for o caso.  Escolher apenas uma obra entre as listadas abaixo.

    • LACERDA, Benedito. - Naquele Tempo
    • PASCOAL, Hermeto. VANDRÉ, Geraldo. - O Ovo (baião)
    • JOBIM, Tom. - Amor em Paz
    • FERREIRA, Durval. EINHORN, Mauricio. - Batida Diferente
    • JOBIM, Tom. - Meditação
    • FERREIRA, Abel. - Acariciando
    • SANTOS, Ary dos. BARROS, Raul de. - Na Glória

    JOBIM, Tom. - Chega de saudade

    1. Peça de escolha: O(A) candidato(a) deve elaborar um arranjo próprio ou executar o arranjo escrito cuidando para que a peça apresente coerência e adequação quanto à forma, suingue, dinâmica, sonoridade e improvisação quando for o caso. O(A) candidato(a) deverá escolher uma peça entre as listadas abaixo:
    • LOBO, Edu. PINHEIRO, Paulo César. - Vento Bravo
    • DONATO, João. ÊNIO, Lysias - Café com Pão
    • EINHORN, Maurício. FERREIRA, Durval. WERNECK, Regina. - Estamos Aí
    • GARRET, Kenny. - Wayne’s Thang
    1. Peças obrigatórias. A execução deve ser aproximada da versão escrita, ou da gravação indicada em termos de harmonização, andamento, suingue, forma e sonoridade. O candidato(a) deve procurar manter o caráter geral da peça. O candidato(a) deverá escolher uma (1) das peças (#Solo 121, #solo 122, #solo 123 ou #solo 124) contidas nas páginas 62 a 65 de Charley Wilcoxon – 150 Rudimental Solos ou tocar uma transcrição de uma música de caráter instrumental dentro do estilo brasileiro e ou jazzístico.
    2. Leitura à Primeira Vista.
  • Peça de confronto: Os(As) candidatos(as)que optarem pela percussão poderão escolher uma peça de confronto de caixa (nível intermediário).

    • JOTA P. - Brasuca Challenge. O candidato poderá optar por executar a peça na zabumba, pandeiro ou congas

    Peça de escolha do(a) candidato(a) dentre as listadas abaixo: Cada candidato(a) escolherá uma peça para teclado (xilofone, vibrafone ou marimba, com duas ou quatro baquetas) e estará sujeito à leitura à primeira vista, não sendo, portanto, necessário solicitar materiais de percussão para as provas.

    • Instrumento (Pandeiro).“Estudo no 1”
    • Instrumento (Pandeiro). “Cachaçada”
    • Instrumento (Caixa Brasileira). “Maracajam”

    Instrumento (Tan-Tan). “Só para Casados”

  • Uma obra para escrita para violão solo (sem uso de playbacks), dentre as 5 (cinco) abaixo:

    • PERNAMBUCO, João. - Brasileirinho
    • GAROTO - Jorge do Fusa
    • DELMIRO, Hélio. - Emotiva n. 1
    • GUINGA - Carta de Pedra
    • - João e Maria

    Uma obra para tocar melodia com playback, dentre as cinco abaixo (obs.: os playbacks e as partituras serão disponibilizados no edital para download):

    • - Lamento
    • - Vou Vivendo
    • EINHORN, Mauricio. FERREIRA, Durval. - Batida Diferente
    • JOBIM, Tom. MORAES, Vinícius. - Retrato em Branco e Preto
    • GISMONTI, Egberto. - Loro

    Leitura de cifra à primeira vista (tétrades), em músicas no estilo bossa-nova e MPB.

    Observação:

    Não serão avaliadas seções de improvisações nos arranjos elaborados por candidatos(as).

  • Um arranjo para guitarra solo (sem uso de playbacks), dentre as cinco obras abaixo:

    • JOBIM, Tom. MOARES, Vinícius. - Insensatez
    • - Carinhoso
    • YOUNG, Victor. WASHINGTON, Ned. - My Foolish Heart
    • JOBIM, Tom. - Wave
    • JOBIM, Tom. - Samba do Avião

    Uma obra para tocar melodia com playback, dentre as cinco abaixo (obs.: os playbacks e as partituras serão disponibilizados no edital para download):

    • PIXINGUINHA - Lamento
    • PIXINGUINHA - Vou Vivendo
    • EINHORN, Maurício. FERREIRA, Durval. - Batida Diferente
    • JOBIM, Tom. MORAES, Vinícius. - Retrato em Branco e Preto
    • GISMONTI, Egberto. - Loro

    Leitura de cifra à primeira vista, em músicas no estilo bossa-nova e MPB.

    Observação:

    Não serão avaliadas seções de improvisações nos arranjos elaborados por candidatos(as).