3ª Etapa - Programa / Bacharelado em Música / Hab em Música Popular

Etapa III: Prova de Habilidade Instrumental/Canto

Valor: 40 (quarenta)

Para obtenção dos pontos, será atribuída nota de 0 (zero) a 40 (quarenta)

Acesse abaixo o programa relativo ao seu instrumento.

  • Peça de confronto

    Rosa (Pixinguinha) 

    Partitura


    A execução deve ser aproximada da versão escrita, ou da gravação indicada em termos de harmonização, andamento, suíngue, forma e sonoridade. O candidato deve procurar manter o caráter geral da peça, não necessariamente idêntico.

    Peça de livre escolha (escolher apenas uma das obras entre as listadas abaixo)

    Travessia (Milton Nascimento)

    Partitura

    O mestre sala dos mares (João Bosco e Aldir Blanc)

    Partitura

    Beatriz (Edu Lobo e Chico Buarque)

    Vídeo

    Luiza (Tom Jobim)

    Partitura

    Vídeo

    Chega de saudade (Tom Jobim)

    Partitura


    O candidato deve elaborar um arranjo próprio ou executar o arranjo escrito cuidando para que a peça apresente coerência e adequação quanto à forma, suingue, dinâmica, sonoridade e improvisação quando for o caso. 

  • Vídeo 1 - Peça de confronto (escolher apenas uma obra entre as listadas abaixo):

    1a - Uma das peças do disco Solo Brasileiro do pianista César Camargo Mariano,

    Link

    Vídeo

    Partitura

    2a - Um dos arranjos do pianista Hércules Gomes 

    Link, ou

    3a - “Embarcação” de Francis Hime, arr. de Leandro Braga

    Partitura

    Vídeo


    A execução deve ser aproximada da versão escrita, ou da gravação indicada em termos de harmonização, andamento, suíngue, forma e sonoridade. O candidato deve procurar manter o caráter geral da peça, não necessariamente idêntico.

    Peça de livre escolha (escolher apenas uma obra entre as listadas abaixo):

    Um dos arranjos do Cancioneiro Jobim 

    Link 

    Bebê (Hermeto Pascoal) 

    Partitura

    Um arranjo para piano de Ernesto Nazareth a partir da p. 247.

    Link 

    Um piano solo de uma composição de Egberto Gismonti.


    O candidato deve elaborar uma arranjo próprio ou executar o arranjo escrito cuidando para que a peça apresente coerência e adequação quanto à forma, suingue, dinâmica, sonoridade e improvisação quando for o caso. 

  • Peça de confronto:

    Segura ele (Pixinguinha e Benedito Lacerda) - somente a parte A e B. 

    Partitura


    A execução deve ser aproximada da versão escrita, ou da gravação indicada em termos de harmonização, andamento, suíngue, forma e sonoridade. O candidato deve procurar manter o caráter geral da peça, não necessariamente idêntico.

    Peça de livre Escolha (escolher apenas uma obra entre as listadas abaixo):

    Brasileirinho (Waldir Azevedo);

    Partitura

    Batida diferente (Maurício Einhorn e Durval Ferreira);

    Partitura

    Desvairada (Aníbal Augusto Sardinha “Garoto”);

    Partitura

    Chorinho pra Ele (Hermeto Pascoal)

    Partitura


    O candidato deve elaborar uma arranjo próprio ou executar o arranjo escrito cuidando para que a peça apresente coerência e adequação quanto à forma, suingue, dinâmica, sonoridade e improvisação quando for o caso.

  • Peça de confronto:

    Arthur e o Gigante (Willian Magalhães)

    Partitura


    A execução deve ser aproximada da versão escrita, ou da gravação indicada em termos de harmonização, andamento, suíngue, forma e sonoridade. O candidato deve procurar manter o caráter geral da peça, não necessariamente idêntico.

    Peça de livre escolha (escolher apenas uma peça/acompanhamento, entre as obras listadas abaixo):

    Stella by Starlight (N. Washington/V. Young)

    Partitura

    Feira de Mangaio (Sivuca e Glorinha Gadelha);

    Partitura

    Batida diferente (Maurício Einhorn e Durval Ferreira);

    Partitura

    Serrado (Djavan)

    Partitura


    O candidato deve elaborar uma arranjo próprio ou executar o arranjo escrito cuidando para que a peça apresente coerência e adequação quanto à forma, suingue, dinâmica, sonoridade e improvisação quando for o caso.

  • Vídeo 1 - Peça de confronto:

    Vou vivendo (Pixinguinha e Benedito Lacerda)

    Partitura


    A execução deve ser aproximada da versão escrita, ou da gravação indicada em termos de harmonização, andamento, suíngue, forma e sonoridade. O candidato deve procurar manter o caráter geral da peça, não necessariamente idêntico.

    Peça de livre Escolha (escolher apenas uma obra entre as listadas abaixo):

    Naquele Tempo (Pixinguinha e Benedito Lacerda)

    Partitura

    O Ovo (baião) - Hermeto Pascoal e Geraldo Vandré

    Partitura

    Amor em Paz (Tom Jobim)

    Partitura

    Batida Diferente (Durval Ferreira e Maurício Einhorn)

    Partitura

    Meditação (Tom Jobim)

    Partitura

    Acariciando (Abel Ferreira)

    Partitura

    Na Glória (Ary dos Santos e Raul de Barros)

    Partitura

    Chega de saudade (Tom Jobim)

    Partitura


    O candidato deve elaborar uma arranjo próprio ou executar o arranjo escrito cuidando para que a peça apresente coerência e adequação quanto à forma, suingue, dinâmica, sonoridade e improvisação quando for o caso.

  • Peça de livre escolha
    (O candidato deverá escolher uma peça entre as listadas abaixo):


    Vento Bravo (Edu Lobo e Paulo César Pinheiro)

    Partitura

    Café com Pão (João Donato e Lysias Ênio)

    Partitura

    Estamos Aí (Maurício Einhorn, Durval Ferreira e Regina Werneck)

    Partitura

    Wayne’s Thang (Kenny Garrett)

    Partitura


    O candidato deve elaborar um arranjo próprio ou executar o arranjo escrito cuidando para que a peça apresente coerência e adequação quanto à forma, suingue, dinâmica, sonoridade e improvisação quando for o caso.

    Peça de confronto
    O candidato deverá escolher uma (1) das peças (#Solo 121, #solo 122, #solo 123 ou #solo 124) contidas nas páginas 62 a 65 de Charley Wilcoxon – 150 Rudimental Solos ou tocar uma transcrição de uma música de caráter instrumental dentro do estilo brasileiro e ou jazzístico.

    Solo nº 121

    Partitura

    Solo nº 122

    Partitura

    Solo nº 123

    Partitura

    Solo nº 124

    Partitura


    A execução deve ser aproximada da versão escrita, ou da gravação indicada em termos de harmonização, andamento, suíngue, forma e sonoridade. O candidato deve procurar manter o caráter geral da peça, não necessariamente idêntico.

  • Peça de confronto:

    Brasuca Challenge (Jota P). O candidato poderá optar por executar a peça na zabumba, pandeiro ou congas.

    Vídeo


    A execução deve ser aproximada da versão escrita, ou da gravação indicada em termos de harmonização, andamento, suíngue, forma e sonoridade. O candidato deve procurar manter o caráter geral da peça, não necessariamente idêntico.

    Peça de livre escolha (escolher apenas uma obra entre as listadas abaixo):

    Instrumento (Pandeiro).“Estudo no 1” 

    Partitura

    Instrumento (Pandeiro). “Cachaçada” 

    Partitura

    Instrumento (Caixa Brasileira). “Maracajam”  

    Partitura

    Instrumento (Tan-Tan). “Só para Casados” 

    Partitura


    O candidato deve elaborar uma arranjo próprio ou executar o arranjo escrito cuidando para que a peça apresente coerência e adequação quanto à forma, suingue, dinâmica, sonoridade e improvisação quando for o caso.