3ª Etapa - Programa / Bacharelado em Música / Hab em Música Popular
Etapa III: Prova de Habilidade Instrumental/Canto
Valor: 40 (quarenta)
Para obtenção dos pontos, será atribuída nota de 0 (zero) a 40 (quarenta)
Acesse abaixo o programa relativo ao seu instrumento.
-
Peça de confronto
Rosa (Pixinguinha)
A execução deve ser aproximada da versão escrita, ou da gravação indicada em termos de harmonização, andamento, suíngue, forma e sonoridade. O candidato deve procurar manter o caráter geral da peça, não necessariamente idêntico.Peça de livre escolha (escolher apenas uma das obras entre as listadas abaixo)
Travessia (Milton Nascimento)
O mestre sala dos mares (João Bosco e Aldir Blanc)
Beatriz (Edu Lobo e Chico Buarque)
Luiza (Tom Jobim)
Chega de saudade (Tom Jobim)
O candidato deve elaborar um arranjo próprio ou executar o arranjo escrito cuidando para que a peça apresente coerência e adequação quanto à forma, suingue, dinâmica, sonoridade e improvisação quando for o caso.
-
Vídeo 1 - Peça de confronto (escolher apenas uma obra entre as listadas abaixo):
1a - Uma das peças do disco Solo Brasileiro do pianista César Camargo Mariano,
Link,
2a - Um dos arranjos do pianista Hércules Gomes
Link, ou
3a - “Embarcação” de Francis Hime, arr. de Leandro Braga
A execução deve ser aproximada da versão escrita, ou da gravação indicada em termos de harmonização, andamento, suíngue, forma e sonoridade. O candidato deve procurar manter o caráter geral da peça, não necessariamente idêntico.Peça de livre escolha (escolher apenas uma obra entre as listadas abaixo):
Um dos arranjos do Cancioneiro Jobim
Bebê (Hermeto Pascoal)
Um arranjo para piano de Ernesto Nazareth a partir da p. 247.
Um piano solo de uma composição de Egberto Gismonti.
O candidato deve elaborar uma arranjo próprio ou executar o arranjo escrito cuidando para que a peça apresente coerência e adequação quanto à forma, suingue, dinâmica, sonoridade e improvisação quando for o caso.
-
Peça de confronto:
Segura ele (Pixinguinha e Benedito Lacerda) - somente a parte A e B.
A execução deve ser aproximada da versão escrita, ou da gravação indicada em termos de harmonização, andamento, suíngue, forma e sonoridade. O candidato deve procurar manter o caráter geral da peça, não necessariamente idêntico.Peça de livre Escolha (escolher apenas uma obra entre as listadas abaixo):
Brasileirinho (Waldir Azevedo);
Batida diferente (Maurício Einhorn e Durval Ferreira);
Desvairada (Aníbal Augusto Sardinha “Garoto”);
Chorinho pra Ele (Hermeto Pascoal)
O candidato deve elaborar uma arranjo próprio ou executar o arranjo escrito cuidando para que a peça apresente coerência e adequação quanto à forma, suingue, dinâmica, sonoridade e improvisação quando for o caso.
-
Peça de confronto:
Arthur e o Gigante (Willian Magalhães)
A execução deve ser aproximada da versão escrita, ou da gravação indicada em termos de harmonização, andamento, suíngue, forma e sonoridade. O candidato deve procurar manter o caráter geral da peça, não necessariamente idêntico.Peça de livre escolha (escolher apenas uma peça/acompanhamento, entre as obras listadas abaixo):
Stella by Starlight (N. Washington/V. Young)
Feira de Mangaio (Sivuca e Glorinha Gadelha);
Batida diferente (Maurício Einhorn e Durval Ferreira);
Serrado (Djavan)
O candidato deve elaborar uma arranjo próprio ou executar o arranjo escrito cuidando para que a peça apresente coerência e adequação quanto à forma, suingue, dinâmica, sonoridade e improvisação quando for o caso.
-
Vídeo 1 - Peça de confronto:
Vou vivendo (Pixinguinha e Benedito Lacerda)
A execução deve ser aproximada da versão escrita, ou da gravação indicada em termos de harmonização, andamento, suíngue, forma e sonoridade. O candidato deve procurar manter o caráter geral da peça, não necessariamente idêntico.Peça de livre Escolha (escolher apenas uma obra entre as listadas abaixo):
Naquele Tempo (Pixinguinha e Benedito Lacerda)
O Ovo (baião) - Hermeto Pascoal e Geraldo Vandré
Amor em Paz (Tom Jobim)
Batida Diferente (Durval Ferreira e Maurício Einhorn)
Meditação (Tom Jobim)
Acariciando (Abel Ferreira)
Na Glória (Ary dos Santos e Raul de Barros)
Chega de saudade (Tom Jobim)
O candidato deve elaborar uma arranjo próprio ou executar o arranjo escrito cuidando para que a peça apresente coerência e adequação quanto à forma, suingue, dinâmica, sonoridade e improvisação quando for o caso.
-
Peça de livre escolha
(O candidato deverá escolher uma peça entre as listadas abaixo):
Vento Bravo (Edu Lobo e Paulo César Pinheiro)Café com Pão (João Donato e Lysias Ênio)
Estamos Aí (Maurício Einhorn, Durval Ferreira e Regina Werneck)
Wayne’s Thang (Kenny Garrett)
O candidato deve elaborar um arranjo próprio ou executar o arranjo escrito cuidando para que a peça apresente coerência e adequação quanto à forma, suingue, dinâmica, sonoridade e improvisação quando for o caso.Peça de confronto
O candidato deverá escolher uma (1) das peças (#Solo 121, #solo 122, #solo 123 ou #solo 124) contidas nas páginas 62 a 65 de Charley Wilcoxon – 150 Rudimental Solos ou tocar uma transcrição de uma música de caráter instrumental dentro do estilo brasileiro e ou jazzístico.Solo nº 121
Solo nº 122
Solo nº 123
Solo nº 124
A execução deve ser aproximada da versão escrita, ou da gravação indicada em termos de harmonização, andamento, suíngue, forma e sonoridade. O candidato deve procurar manter o caráter geral da peça, não necessariamente idêntico.
-
Peça de confronto:
Brasuca Challenge (Jota P). O candidato poderá optar por executar a peça na zabumba, pandeiro ou congas.
A execução deve ser aproximada da versão escrita, ou da gravação indicada em termos de harmonização, andamento, suíngue, forma e sonoridade. O candidato deve procurar manter o caráter geral da peça, não necessariamente idêntico.Peça de livre escolha (escolher apenas uma obra entre as listadas abaixo):
Instrumento (Pandeiro).“Estudo no 1”
Instrumento (Pandeiro). “Cachaçada”
Instrumento (Caixa Brasileira). “Maracajam”
Instrumento (Tan-Tan). “Só para Casados”
O candidato deve elaborar uma arranjo próprio ou executar o arranjo escrito cuidando para que a peça apresente coerência e adequação quanto à forma, suingue, dinâmica, sonoridade e improvisação quando for o caso.