2ª ETAPA | Bacharelado em Música / Hab. em Instrumento e Canto
1) LEITURA
A prova de leitura musical consistirá em leitura rítmico-melódica à primeira vista, a ser executada no instrumento de escolha do(a) candidato(a), que pode incluir solfejo.
No caso de canto, a leitura deverá ser solfejada, com correta emissão de alturas e durações.
A pontuação da prova de leitura musical será de até 20 (vinte) pontos
2) PROVA DE HABILIDADE INSTRUMENTAL / CANTO
Valor: 40 (quarenta)
Para obtenção dos pontos, será atribuída nota de 0 (zero) a 40 (quarenta)
Acesse abaixo o programa relativo ao seu instrumento.
-
Escolher um dos vocalises abaixo:
- CONCONE – Vocalises op. 9 – no. 25 ao no. 30 (um vocalise escolhido pelo candidato(a)
- VACCAI – Vocalises – no 11 ao no 15 (um vocalise escolhido pelo candidato(a).
Uma ÁRIA de ópera de um dos seguintes periodos: clássico, pré-clássico, barroco.
Uma Canção de CÂMERA em idioma diferente ao da Ária apresentada, entre os seguintes idiomas: francês, inglês, espanhol, italiano ou alemão.
Uma canção de câmera brasileira de compositor brasileiro em idioma vernáculo (português).
Observações:
O vocalise escolhido pelo(a) candidato(a) poderá ser executado com a utilização da partitura para leitura. As demais obras do programa deverão ser apresentadas "de cor", ou seja, à memória (sem utilização de partitura pelo candidato(a)).
As provas de Canto em Música Erudita exigirá acompanhamento de piano ou violão.
-
Uma peça de livre escolha, solo ou acompanhada.
Peça de escolha do(a) candidato(a) dentre uma das obras abaixo:
- MOZART, Wolfang Amadeus. - Concerto em A maior, K 622, – Primeiro movimento: Allegro
- WEBER, Carl Marie Von. - Concertino (completo)
- HOFFMEISTER, Franz Anton. - Concerto em B bemol maior – Primeiro movimento: Allegro
- STAMITZ, Carl Philipp. - Concerto n.3 em B bemol maior – Primeiro movimento: Allegro moderato
- FINZI, Gerald. - Five Bagatelles – Primeiro e segundo movimentos: Prelude e Romance
-
BILLÈ, Isaia. - Novo método per Contrabasso. Livro I. Studio Giornaleiro per L’esercizio dell’ arco. Execução normal e escolher uma variação (nº 8 ou nº13).
- CAMARGO, Alceu – Canção para Contrabaixo
ou
- VILLANI-CORTES, Edmundo – Choron;
- CAPUZZI, Antonio. - Concerto em Fá Maior - 1º movimento
ou
- DRAGONETTI, Domenico. -12 Waltzer (Valsa no 3 ou no 6);
HAYDN, Joseph. - Symphony No. 6 (Le Matin) - Menuetto - Trio solo (linha solista).
-
DEBUSSY, Claude. - Syrinx OU BIZET, Georges. Minueto da L'Arlessiene (Suite nº 2)
01 (uma) obra brasileira: Pixinguinha, Pattápio Silva, ou similar.
-
MOZART, Wolfang Amadeus. - Concerto para fagote em Si bemol maior, KV 191. Apenas primeiro movimento, sem cadência.
MIGNONE, Francisco. - Aquela modinha que o Villa não escreveu. Do livro 16 valsas para fagote solo de Francisco Mignone
-
Duas escalas maiores com arpejo da tônica da escala
HINKE, Gustav. Método elementar. Um estudo a escolher da página 3.
HINKE, Gustav. Método elementar. Página 8, exercício Nº 6
-
WILCOXON, Charley. – Método "The All American Drummer – 150 Rudimental solos. Peça: Solo #2.
Um solo de livre escolha para Xilofone, Vibrafone ou Marimba à escolha do(a) candidato(a) utilizando 2 ou 4 baquetas.
Observação:
Não será necessário solicitar materiais de percussão para as provas.
-
BACH. - 1 Invenção a 3 vozes ou 1 prelúdio e fuga do Cravo Bem temperado;
1 movimento vivo de Sonata (C. P. E. Bach, Beethoven, Clementi, Haydn, Mozart ou Schubert), ou uma peça Estrangeira;
1 peça brasileira do/as seguintes compositore/as:
Carlos Almeida, Monique Aragão, Cacilda Borges, Barrozo Netto, Guilherme Bernstein, Francisco Braga, Alceu Camargo, Luiz Cosme, Lorenzo Fernandes, Virgínia Fiúza.
-
LACOUR, Guy. - Precis Pour L'Étude Des Gammes Pour Saxophone - Escala de Fá Maior;
MULE, Marcel.-24 Etudes Faciles - Estudo nº 5;
CRESTON, Paul. - Sonata para saxofone alto e piano - 2º movimento.
-
LACOUR, Guy. - Precis Pour L'Étude Des Gammes Pour Saxophone - Escala de Fá Maior;
MULE, Marcel. -24 Etudes Faciles - Estudo nº 5;
HARVEY, Paul. - Concertino para saxofone soprano e orquestra.
-
KOPRASCH - Estudo n 11
PERETTI - Estudo nº 24 (pág. 50)
ROCHUT - Estudo n 9
SAINT-SAENS - Cavatine (1 e 2 movimentos)
-
GAGLIARD, G. - Estudos avançados nº 37
OSTRANDER, Allan - Ex. 2 - Melodious Etudes.
BORDOGNI, Marcos - Exercício nº 2
SACHSE, Ernst - Allegro moderato
-
MOZART - Concerto N. 3. KV 447 - 1• e 2• movimentos.
BEETHOVEN. - Sonata op. 17 - 1• movimento.
LACERDA, Osvaldo – Melodia para Trompa – solo -1974
-
ROPARTZ, Guy. - Andante et Allegro
LACERDA, Osvaldo. - Rondino Peça livre escolha
-
OLIVEIRA, Mauricio de. - Uma peça dentre as listadas abaixo:
- Esplanada
- Canção da Paz
- Angústia
Uma peça da lista abaixo:
- FALCKENHAGEN, A. - VIVACE - (NOAD, F. The Baroque Guitar, pág. 24 e 25)
- SANZ, G. - CANÁRIOS - (NOAD, F. The Baroque Guitar pg 53,54 e 55)
- HANDEL, G.F. - SARABANDE AND VARIATIONS- (NOAD, F. - The Baroque Guitar pg. 98,99 e 100)
Uma peça da lista abaixo:
- GIULIANI, M. - ESTUDO Nº 21 (23 estudos escorridos)
- GIULIANI, M - ESTUDO Nº 22 (23 estudos escorridos)
- GIULIANI, M - ESTUDO Nº 23 (23 estudos escorridos)
- CARCASSI, M - ESTUDO Nº 22 (25 Estudos Melódicos e Progressivos, op.60)
CARCASSI, M - ESTUDO Nº 23 (25 Estudos Melódicos e Progressivos, op.60)
-
Execução de uma escala em 3 oitavas a escolha do(a) candidato(a).
KREUTZER - Estudo n° 12.
Um movimento de concerto ou sonata, ambas do repertório específico de violino, do período clássico.
Uma peça de livre escolha
-
Execução de uma escala completa (3 oitavas) - a escolha do(a) candidato(a).
DUPORT, J. L, - 21 Exercises: Estudo nº 7 em Fá menor.
VIVALDI, A. – Concerto em Ré menor para Violoncelo e Orquestra, Op. 26, Nº 9, primeiro movimento.
Uma peça de livre escolha