2ª ETAPA | Bacharelado em Música / Hab. em Instrumento e Canto

1) LEITURA

A prova de leitura musical consistirá em leitura rítmico-melódica à primeira vista, a ser executada no instrumento de escolha do(a) candidato(a), que pode incluir solfejo.

No caso de canto, a leitura deverá ser solfejada, com correta emissão de alturas e durações.

A pontuação da prova de leitura musical será de até 20 (vinte) pontos

2) PROVA DE HABILIDADE INSTRUMENTAL / CANTO

Valor: 40 (quarenta)

Para obtenção dos pontos, será atribuída nota de 0 (zero) a 40 (quarenta)

Acesse abaixo o programa relativo ao seu instrumento.

  • Escolher um dos vocalises abaixo:

    • CONCONE – Vocalises op. 9 – no. 25 ao no. 30 (um vocalise escolhido pelo candidato(a)
    • VACCAI – Vocalises – no 11 ao no 15 (um vocalise escolhido pelo candidato(a).

    Uma ÁRIA de ópera de um dos seguintes periodos: clássico, pré-clássico, barroco.

    Uma Canção de CÂMERA em idioma diferente ao da Ária apresentada, entre os seguintes idiomas: francês, inglês, espanhol, italiano ou alemão.

    Uma canção de câmera brasileira de compositor brasileiro em idioma vernáculo (português).

    Observações:

    O vocalise escolhido pelo(a) candidato(a) poderá ser executado com a utilização da partitura para leitura. As demais obras do programa deverão ser apresentadas "de cor", ou seja, à memória (sem utilização de partitura pelo candidato(a)).

    As provas de Canto em Música Erudita exigirá acompanhamento de piano ou violão.

  • Uma peça de livre escolha, solo ou acompanhada.

    Peça de escolha do(a) candidato(a) dentre uma das obras abaixo:

    • MOZART, Wolfang Amadeus. - Concerto em A maior, K 622, – Primeiro movimento: Allegro
    • WEBER, Carl Marie Von. - Concertino (completo)
    • HOFFMEISTER, Franz Anton. - Concerto em B bemol maior – Primeiro movimento: Allegro
    • STAMITZ, Carl Philipp. - Concerto n.3 em B bemol maior – Primeiro movimento: Allegro moderato
    • FINZI, Gerald. - Five Bagatelles – Primeiro e segundo movimentos: Prelude e Romance
  • BILLÈ, Isaia. - Novo método per Contrabasso. Livro I. Studio Giornaleiro per L’esercizio dell’ arco. Execução normal e escolher uma variação (nº 8 ou nº13).

     

    • CAMARGO, Alceu – Canção para Contrabaixo

    ou

    • VILLANI-CORTES, Edmundo – Choron;

     

    • CAPUZZI, Antonio. - Concerto em Fá Maior - 1º movimento

    ou

    • DRAGONETTI, Domenico. -12 Waltzer (Valsa no 3 ou no 6);

     

    HAYDN, Joseph. - Symphony No. 6 (Le Matin) - Menuetto - Trio solo (linha solista).

  • DEBUSSY, Claude. - Syrinx OU BIZET, Georges. Minueto da L'Arlessiene (Suite nº 2)

    01 (uma) obra brasileira: Pixinguinha, Pattápio Silva, ou similar.

  • MOZART, Wolfang Amadeus. - Concerto para fagote em Si bemol maior, KV 191. Apenas primeiro movimento, sem cadência.

    MIGNONE, Francisco. - Aquela modinha que o Villa não escreveu. Do livro 16 valsas para fagote solo de Francisco Mignone

  • Duas escalas maiores com arpejo da tônica da escala

    HINKE, Gustav. Método elementar. Um estudo a escolher da página 3.

    HINKE, Gustav. Método elementar. Página 8, exercício Nº 6

  • WILCOXON, Charley. – Método "The All American Drummer – 150 Rudimental solos. Peça: Solo #2.

    Um solo de livre escolha para Xilofone, Vibrafone ou Marimba à escolha do(a) candidato(a) utilizando 2 ou 4 baquetas.

    Observação:

    Não será necessário solicitar materiais de percussão para as provas.

  • BACH. - 1 Invenção a 3 vozes ou 1 prelúdio e fuga do Cravo Bem temperado;

    1 movimento vivo de Sonata (C. P. E. Bach, Beethoven, Clementi, Haydn, Mozart ou Schubert), ou uma peça Estrangeira;

    1 peça brasileira do/as seguintes compositore/as:

    Carlos Almeida, Monique Aragão, Cacilda Borges, Barrozo Netto, Guilherme Bernstein, Francisco Braga, Alceu Camargo, Luiz Cosme, Lorenzo Fernandes, Virgínia Fiúza.

  • LACOUR, Guy. - Precis Pour L'Étude Des Gammes Pour Saxophone - Escala de Fá Maior;

    MULE, Marcel.-24 Etudes Faciles - Estudo nº 5;

    CRESTON, Paul. - Sonata para saxofone alto e piano - 2º movimento.

  • LACOUR, Guy. - Precis Pour L'Étude Des Gammes Pour Saxophone - Escala de Fá Maior;

    MULE, Marcel. -24 Etudes Faciles - Estudo nº 5;

    HARVEY, Paul. - Concertino para saxofone soprano e orquestra.

  • KOPRASCH - Estudo n 11

    PERETTI - Estudo nº 24 (pág. 50)

    ROCHUT - Estudo n 9

    SAINT-SAENS - Cavatine (1 e 2 movimentos)

  • GAGLIARD, G. - Estudos avançados nº 37

    OSTRANDER, Allan - Ex. 2 - Melodious Etudes.

    BORDOGNI, Marcos - Exercício nº 2

    SACHSE, Ernst - Allegro moderato

  • MOZART - Concerto N. 3. KV 447 - 1• e 2• movimentos.

    BEETHOVEN. - Sonata op. 17 - 1• movimento.

    LACERDA, Osvaldo – Melodia para Trompa – solo -1974

  • ROPARTZ, Guy. - Andante et Allegro

    LACERDA, Osvaldo. - Rondino Peça livre escolha

  • OLIVEIRA, Mauricio de. - Uma peça dentre as listadas abaixo:

    • Esplanada
    • Canção da Paz
    • Angústia

    Uma peça da lista abaixo:

    • FALCKENHAGEN, A. - VIVACE - (NOAD, F. The Baroque Guitar, pág. 24 e 25)
    • SANZ, G. - CANÁRIOS - (NOAD, F. The Baroque Guitar pg 53,54 e 55)
    • HANDEL, G.F. - SARABANDE AND VARIATIONS- (NOAD, F. - The Baroque Guitar pg. 98,99 e 100)

    Uma peça da lista abaixo:

    • GIULIANI, M. - ESTUDO Nº 21 (23 estudos escorridos)
    • GIULIANI, M - ESTUDO Nº 22 (23 estudos escorridos)
    • GIULIANI, M - ESTUDO Nº 23 (23 estudos escorridos)
    • CARCASSI, M - ESTUDO Nº 22 (25 Estudos Melódicos e Progressivos, op.60)

    CARCASSI, M - ESTUDO Nº 23 (25 Estudos Melódicos e Progressivos, op.60)

  • Execução de uma escala  em 3 oitavas a escolha do(a) candidato(a).

    KREUTZER -   Estudo n° 12.

    Um movimento de concerto ou sonata, ambas do repertório específico de violino, do período clássico.

    Uma peça de livre escolha

  • Execução de uma escala completa (3 oitavas) - a escolha do(a) candidato(a).

    DUPORT, J. L, - 21 Exercises: Estudo nº 7 em Fá menor.

    VIVALDI, A. – Concerto em Ré menor para Violoncelo e Orquestra, Op. 26, Nº 9, primeiro movimento.

    Uma peça de livre escolha