LICENCIATURA EM MÚSICA
COORD.: Profa. Dra. Gina Denise Barbosa Soares
CONTATO: gina.soares@fames.es.gov.br
DURAÇÃO: 4 anos
CARGA HORÁRIA: 3.210 horas
ATOS REGULATÓRIOS
Criação: Lei Complementar 281/2004
Autorização: Resolução CEE N° 1287/2006
Reconhecimento: Resolução CEE N° 2.418/2010
Renovação: Resolução CEE N° 3.166/2012
Renovação: Resolução CEE N° 5.241/2019
O QUE FAZ UM PROFISSIONAL FORMADO EM LICENCIATURA?
Ao final do curso, o Licenciado em música deverá possuir autonomia para desenvolver ações de ensino/aprendizagem no campo da música e em suas diversas articulações com as demais áreas do conhecimento, bem como com o contexto sócio-cultural em que irá atuar. Tal profissional se encontrará apto para atuar, no âmbito do ensino/aprendizagem em música, imbuído de competências musicais, pedagógicas, intelectuais, políticas, antropológicas, sociológicas e psicológicas, inerentes à formação docente.
O QUE POSSO ESPERAR DO CURSO?
Formação profissionais na área de docência em música, direcionando tal profissional para a atuação nas escolas de educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio), escolas específicas de música e demais espaços que envolvam a educação musical.
Desenvolvimento de práticas acadêmicas que assegurem experiências para uma aprendizagem reflexiva, por meio das quais os alunos tenham oportunidade de intervir efetivamente em situações reais.
Articulação do ensino, a pesquisa e a extensão com vistas à formação de profissionais capazes de atuarem com competência em espaços escolares e não escolares em que couberem o ensino e projetos de educação musical.
Criação de condições para que a prática profissional exercida nos trabalhos de estágio e extensão se constitua numa oportunidade de reflexão e questionamento e construção de novos conhecimentos.
ONDE PODEREI ATUAR DEPOIS DE FORMADO?
O egresso em Licenciatura em Música deverá estar preparado para atuar como docente em escolas das Redes Pública e Privada, em todos os níveis e modalidades da Educação Básica, em Escolas especializadas no Ensino da Música, bem como em projetos educativos junto à comunidade, em hospitais, ONGs, centros comunitários, dentre outros.